Artigos

A crise da educação mundial

É interessante perceber que a educação é um problema que hoje afeta, não apenas um país inculto como o Brasil, mas também países como o Japão e a Noruega, que, ao menos através do imaginário brasileiro,fazem parte da elite da educação. Consequentemente, os respectivos políticos, ao perceberem o problema, proclamam-se paladinos da educação, mas nada conseguem a respeito por não saberem o que fazer.

Será que mais computadores nas salas de aula trariam mais interesse nos estudos? Cingapura gasta muito pouco com a educação básica e ainda tem os melhores alunos do mundo, o que pensar disso?

O Brasil gasta aproximadamente 4% do PIB, Coreia do Sul investe 10%, e ainda investe muito pouco na formação e mesmo na seleção de seus professores. Alunos das escolas públicas têm de ganhar cotas nas boas universidades, o que é a maior prova do descaso e do despreparo do poder público em financiar um estudo de qualidade para todos. Além disso, a escola acaba sendo mais um dispositivo mantenedor da desigualdade social, daí a necessidade de levantar-se as bandeiras políticas através de seus candidatos e de suas promessas nunca atingidas.

Não apenas os professores devem ter um salário mais convidativo, como também a família tem de participar ativamente dos estudos dos filhos, senão as chances de fracasso da criança para concluir uma faculdade, por exemplo, tornam-se muito grandes.

Há um artigo escrito por Moisés Naím sobre a crise da educação de vários países, que até pouco tempo atrás, conquistavam respeito mundial pela excelência de seus alunos. Soluções há, porém o complicado é admitir que o investimento não é suficiente, que boa parte do professorado também é mal preparado e que as soluções brasileiras para melhoria do ensino são inócuas porque são pensadas por acadêmicos que nunca pegaram um giz e tentaram ensinar esses meninos para sentir a realidade que se vive dentro das salas de aula.

Carla Chinaglia para o site
Última atualização ( Sex, 08 de Junho de 2012 12:35 )

Leave a reply

Fields marked with * are required