É uma condição básica para o funcionamento dos processos cognitivos ou processos de aprendizado, porque envolve certa disposição neurológica do cérebro para a recepção dos estímulos.  A atenção é responsável por manter os sentidos e a mente alerta frente a um estímulo por um determinado prazo de tempo e, além disso, permite-nos escolher e selecionar as estratégias (formas de fazer e de solucionar)  mais adequadas para o objetivo a ser conseguido. Cabe ressaltar que não se trata somente de focalizar um objeto ou manter um estado de concentração em alguma coisa: entram em jogo processos neurobióticos, afetivos e cognitivos. Ou seja, para que um aluno aprenda, os aspectos emocionais são tão importantes quanto os pedagógicos ou mesmo fisiológicos.

Sem a atenção a memória e a aprendizagem não poderiam acontecer.

O livro: Dificuldades de Aprendizagem da Grupo Cultural é muito bom para uma consulta rápida.

Para aprofundamento: Pensamento e Linguagem. L.S. Vigotski. Martins Fontes.